29 junho, 2005

Pensar demais...

As vezes (e somente as vezes) o pensamento demasiado atrapalha. Há momentos em que a prática imediata, simplificada e intuitiva dá conta do que o pensamento, ainda que bem estruturado e argumentado, não dá. Nem mesmo explica. Pior, complica.

Tentamos desvendar grandes mistérios, pensamentos, questões metafísicas, sempre com reflexões e meta-pensamentos que não nos darão a resposta em momentos onde precisamos agir, somente agir. Queremos algo, pensamos muito sobre este algo e isso em muitos casos nos atrapalha.

Segue abaixo uma estória oriental que trata muito bem deste assunto:

"Certa ocasião, Buda estava no Bosque de Jeta, junto à cidade de Saravasti. Um monge de nome Malunkya veio ter com ele, parecendo bastante preocupado. Ele se afligia com o fato de buda jamais responder às seguintes questões, amplamente ventiladas pelos pensadores de sua época:

a) O mundo é finito ou infinito?
b) Corpo e espírito são uma coisa só ou duas coisas separadas?
c) O homem tem uma vida de além-túmulo?

Malunkya, que gostava de Filosofia, estava bastante aborrecido por Buda não tratar dessas questões, e disse-lhe:
- Ó Perfeito! Se não responderdes a minhas dúvidas, deixarei a Comunidade e voltarei à vida mundana.

Buda respondeu-lhe da seguinte maneira:
- Malunkya: certa vez um homem foi ferido por uma seta(flecha) envenenada. Os amigos correram a buscar um médico, mas o ferido disse que só consentiria que lhe extraíssem a seta e o tratassem depois de lhe explicarem quem atirou a seta, com que arco ela foi lançada, qual a sua forma, etc. Que terá acontecido com ele? Certamente há de ter morrido antes de ver esclarecidas suas dúvidas. Malunkya: da mesma forma, respostas a perguntas acerca do caráter finito ou infinito do universo, da natureza da alma, etc., não nos libertam do sofrimento. Precisamos libertar-nos do sofrimento nesta mesma vida. Por isso, Malunkya, não te preocupes com as questões que não ensino. Preocupa-te com as que ensino, que são: a Existência do Sofrimento, a Origem do Sofrimento, a Cessação do Sofrimento e o Caminho da Cessação do Sofrimento."


Não percas muito tempo pensando em como se sentir melhor, em como ser feliz, em como ser isso ou aquilo. Seu pensamento pode seguir caminhos que em nada lhe ajudarão a ser o que queres ser. Se quer ser algo, não pense tanto, apenas seja.

Leia mais...

27 junho, 2005

Os primeiros passos...

Eu vejo o sol
Eu vejo a lua
Eu vejo as pessoas
Eu... vejo... o caminho

Os primeiros passos...
Seriam os mais puros?
Seriam os mais verdadeiros?
Seriam os únicos?

Os caminhos possíveis
O caos que emerge a cada passo
A dúvida que nasce...
A certeza que surge...

No caminho eu vejo o sol
Eu vejo a lua
Eu vejo as pessoas
Eu... vejo... a mim mesmo.

Leia mais...