26 agosto, 2008

Das reclamações sobre a vida

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas reclamando. Sobre tudo, sobre os outros, sobre elas, sobre um filme que viu, sobre uma comida que comeu, sobre os pais, sobre os filhos, sobre o namorado, a namorada, sobre o emprego, enfim, sobre a vida. Eu mesmo há até bem pouco tempo atrás estava neste ciclo de reclamações. Sim, porque este comportamento se torna um ciclo, uma vez que quanto mais reclamamos, mais atraímos problemas que iremos reclamar em seguida e assim atrairemos ainda mais problemas para reclamarmos, e assim vai.

Pela lei da atração, estamos sempre atraindo situações e pessoas que estejam na mesma vibração que a nossa. E a reclamação cria um campo vibracional em torno de nós e dentro de nós. Uma coisa é a indignação, importante em muitos momentos onde precisamos lutar por algo e mudar uma situação que esteja errada ou injusta. Da mesma forma, podemos emitir uma opinião, um julgamento a respeito de algo. Até aí tudo bem. É até sadio nos posicionarmos as vezes. O problema é quando nos agarramos a esta reclamação e a ampliamos, passando a nos identificar com ela, a vibrar com ela.


Agindo desta forma, estaremos tirando nossa própria força de vontade. É sabido que na lei da atração, não adianta apenas 'desejar' algo, mas é preciso vibrar na mesma freqüência deste algo para atraí-lo. Assim sendo, não adianta desejar ser calmo, mas o tempo todo se manter nervoso e abalado por motivos externos. É preciso se observar e mudar sua postura. Não se apaga o fogo colocando ainda mais fogo. Podemos até passar por um processo de 'combustão' de um sentimento negativo que esteja muito forte dentro de nós. Porém, é necessário discernimento para saber se o processo ainda é o da combustão, para 'queimar' logo aquilo e se ver livre, ou se já não se tornou um padrão de pensamento e comportamento.

Esse é o grande problema. O ato de reclamar se tornar um padrão de pensamento e comportamento da pessoa. Quando eu estava 'preso' neste ciclo vicioso de reclamações e atrações negativas, eu mal percebia tais padrões em mim. Somente com a mente calma eu conseguia ver. Porém, como era difícil mudar. Bastava acontecer algo ruim em minha vida, para servir de gatilho ao meu padrão de comportamento de reclamar, que eu havia formado em mim. E lá estava eu reclamando novamente, e as vezes com ainda mais intensidade e raiva, dizendo a mim mesmo: "que lei da atração que nada! Estou de saco cheio disso! Eu estou é todo ferrado mesmo!".

Pois é, ficamos na defensiva. Uma defensiva prejudicial, pois nos fechamos em nós mesmos mantendo dentro de nós uma vibração altamente negativa e prejudicial, inclusive para o nosso corpo físico. Eu tive problemas de alergias na pele nesta época em que reclamava demais de tudo e de todos, inclusive de mim mesmo. Foi um desgaste enorme tanto mental quanto físico e emocional.

E o que podemos e devemos fazer?

Romper este ciclo. Aceitar ajuda de fora, quando esta surgir. Valorizar as boas coisas, as boas pessoas e as nossas qualidades pessoais, vibrando nesta nova freqüência. Ter vontade de mudar realmente. Esta mudança é difícil, pois para ela ocorrer, teremos que sair da zona de conforto que o hábito da reclamação nos permite ter. Sim, porque é sempre mais fácil reclamar do que olhar para nós mesmos e tentar mudar algo na gente, ou então, tentar fazer algo segundo aquilo que acreditamos.

Não adianta reclamar do vizinho que joga lixo no chão, e você não valorizar quem joga o lixo no lixo. Esta é a questão.

Quando você está diante de situações contrárias em sua vida, você poderá tomar dois caminhos: reclamar delas, vibrando na mesma freqüência e assim atraindo ainda mais delas. Ou então valorizar o sentido oposto, aquele que você acredita ser o melhor, vibrando naquela freqüência positiva e assim atraindo aquilo para sua vida.

É muito comum encontrarmos homens e mulheres que reclamam muito por não encontrarem um(a) parceiro(a) em suas vidas. Tem mulher que vive reclamando dos homens infiéis, que não possuem boa cabeça, que são grossos, que não respeitam, não sabem conversar, não possuem sensibilidade, etc. Dizem que encontrar um homem sensível, que as respeite, que ame, que seja fiel, etc, está praticamente impossível. Mas no entanto, 90% delas já conheceram homens assim e muitas delas ainda convivem com homens com este perfil. Mas não os valorizam. Não querem nada, não se permitem interessar por eles. Ao invés de exaltarem as suas qualidades, preferem continuar reclamando dos outros, e pior, se interessando apenas por estes que elas reclamam.

É a zona do conforto que eu citei. É mais fácil continuar reclamando dos errados do que se comprometer com os corretos e assim, não ter mais a chance de manter o padrão comportamental de reclamar.

Do lado dos homens isso também ocorre. Reclamam de não encontrar uma mulher correta, sensual, porém não-vulgar, que tenha uma cabeça boa e não fique presa apenas na vaidade, etc. Daí quando encontram uma mulher destas, o que fazem? Se aproximam dela para reclamar das mulheres erradas!

Ou seja, ao invés de valorizar aquilo que querem, insistem em vibrar na freqüência daquilo que não querem! Isso de lado a lado. Homens e mulheres.

E no que isso vai resultar? Em mais daquilo que não se quer, gerando mais reclamação.

É preciso romper com isso!

Outro exemplo muito comum é sobre dinheiro. Pessoas que vivem reclamando da falta de dinheiro tendem a sempre terem pouco dinheiro. Eu já passei muito por isso, já alimentei muito este ciclo, até perceber meu erro.

Se você passa dificuldades financeiras, não vai adiantar reclamar disso o tempo todo, pois assim estará vibrando nesta freqüência da escassez e atraindo mais escassez material em sua vida. Você pode se lamentar, mas só como reflexo inicial de uma situação difícil e adversa. Depois, logo em seguida, é hora de mudar o foco do pensamento, mudar o padrão do pensamento, para que se mude o padrão do comportamento, procurando vibrar na abundância financeira.

Quando a pessoa reclama demais da falta de dinheiro, acontece que, até quando ela recebe um bom dinheiro, em pouco tempo já está novamente sem nada, devido a sua vibração na escassez.

Além disso, a reclamação constante torna a pessoa 'cega' diante daquilo que diz procurar e querer. No exemplo acima das pessoas que querem um amor, um namorado, namorada, que seja bacana, etc, como foi dito, muitas vezes estas pessoas convivem ou até já são amigas daquelas que elas procuram. Só que não percebem isso, pois estão 'cegas' reclamando apenas. Da mesma forma, muitas soluções simples e objetivas para resolver o problema financeiro não são percebidas pelo mesmo motivo. A pessoa vibra apenas na freqüência da reclamação e nem consegue enxergar as possibilidades para obter aquilo que tanto pede, ficando sempre cega e presa no que não quer.

E se já não bastasse este problema de atrair mais daquilo que não quer, as pessoas que vivem reclamando correm o risco de se tornarem 'chatas'. Tempos atrás eu conheci uma pessoa que reclamava de tudo e de todos. Em dado momento ela mesma disse que se sentia insuportável, e começou a reclamar de si mesmo. Disse que seus amigos quase não lhe davam mais atenção. Claro, ninguém consegue agüentar por muito tempo ao lado alguém que só reclama e que ignora as possibilidades de mudança quando estas aparecem.

Reclamar faz parte, mas ficar apenas na reclamação por longo tempo é desanimador tanto para a pessoa quanto para quem está ao seu redor. Este é mais um motivo para romper com este ciclo.

E a principal forma de se fazer isso é valorizar o oposto do seu objeto de reclamação.

Está reclamando que as pessoas estão muito estressadas nas ruas? Então seja você uma pessoa calma e irradie sua paz interior para as outras. Valorize em você aquilo que você gostaria que os outros tivessem também, ou aquilo que você acredita ser bom.

As pessoas não respeitam mais umas as outras? Então respeite-as você. E valorize as pessoas que você conhece que também costumam te respeitar e respeitar os outros.

Valorize, valorize as coisas boas! E o que é valorizar? É estar em contato, é interagir com estas coisas boas ou com as boas pessoas. Não adianta apenas dizer que valoriza alguém ou alguma coisa e se manter afastado dela, ou sem interagir, sem semear coisas boas com ela. É preciso manter um contato, conviver, interagir. Assim você irá vibrar nestas freqüências positivas e irá romper o ciclo da reclamação, atraindo coisas boas em sua vida. E este também será um novo ciclo, mas um ciclo bom, positivo para sua vida, onde você irradiará coisas boas, valorizará as boas pessoas e assim vibrará nesta intensidade positiva atraindo mais disto em sua vida e para você.

Para encerrar, volto a dizer, a reclamação, a indignação, é muitas vezes sadia, é algo que motiva a mudança. Porém a mudança só ocorrerá se você vibrar naquela freqüência boa e não na freqüência da reclamação. Ou seja, sua indignação pode ser o ponto de partida, é esta sua função. E pronto, a partir daí você muda o foco e vibra naquilo que você almeja.

Há momentos em que estamos mal, e precisamos desabafar, reclamar mesmo. Isso é sadio, é também uma parte boa da reclamação. Tem vezes que isso dura dias. É normal. Até aí tudo bem. Nestes momentos, procure apenas ficar atento para duas coisas: uma é se este tempo de desabafos e reclamações não está se estendendo demais, ou seja, se você não está tornando isso um padrão em você. A outra coisa que se precisa prestar atenção é observar se você deixou de valorizar as boas pessoas e as boas coisas, principalmente em você mesmo. Tendemos a deixar de lado isso tudo quando estamos reclamando, o que é um grande erro, pois esta atitude aumenta as chances de cairmos num padrão negativo sem percebermos.

Então, quando for reclamar, procure não permitir que sua indignação cegue seus olhos para as coisas boas, as pessoas boas e as suas próprias virtudes, que são a sua saída e são aquilo que você realmente busca e quer para você em sua vida.

Não se apaga o fogo com mais fogo, assim como não se ilumina a escuridão com mais escuridão. É preciso que você seja a luz, busque a luz, valorize a luz em si e nos outros para iluminar a escuridão. Reclame da escuridão sim, mas faça algo para acender uma luz, ou ser a sua luz, e iluminar sua vida! ;)

Leia mais...

25 agosto, 2008

Os Três Passos

O ser humano tem por diversas vezes em sua caminhada existencial na terra, momentos onde se depara com uma certa sensação de ‘estagnação’ da sua vida. As coisas parecem que não estão dando mais certo, ainda que ele se esforce para melhorar. Os sonhos sumiram, ficando no passado. A rotina social toma quase todo seu tempo, incluindo nesta rotina, seu trabalho. Obrigações, cobranças, inseguranças, conflitos... a vida parece ter entrado num caos. Ou, em alguns casos, numa monotonia sem fim e pior, sem sentindo.

Em tais momentos, somos convidados a darmos três importantes passos:


1- Descobrirmos quem somos.

2- Nos tornarmos quem somos.

3- Evoluirmos a partir de quem somos.

E então a vida começará a fluir novamente.

Primeiro devemos descobrir quem somos de verdade. Não me refiro ao ser humano de forma em geral, mas sim cada pessoa. Quem é você? Qual sua essência? Seus sonhos? O que veio fazer aqui na terra? Suas missões? Aspirações? Defeitos? Virtudes?

Enfim, se conhecer. Mesmo que não seja por completo, é preciso neste primeiro passo, você descobrir no geral quem é você.

Ao descobrir quem és, o que pensas e o que desejas a respeito de si e da sua vida, então você agora se torna quem você é realmente. Este é o segundo passo. Um passo difícil de dar, de realizar.

Estamos acostumados a agir e nos expressar muito condicionados por crenças inconscientes e pouco em conjunto e harmonia com o que realmente pensamos e sentimos.

Muitas pessoas fazem julgamentos de valores a determinados atos, mas não percebem que se comportam de modo semelhante. Se elas criticam é porque consideram tal ato errado, pensam ser errado. No entanto, quando agem de modo semelhante, estão indo contra aquilo que pensam e acreditam, ou seja, estão sendo alguém diferente do que são em seu interior.

Outras simplesmente não conseguem expressar determinado sentimento por outra pessoa, e acabam agindo de modo inverso. Amam alguém, mas são ríspidos com este alguém. Ou seja, novamente são de uma forma, sentem algo, mas agem de modo diferente.

Isso gera um conflito externo e interno na vida das pessoas. Por isso é importante sermos quem somos, de fato. Ou seja, nos comportarmos e agirmos conforme o que acreditamos, o que achamos, o que sentimentos e pensamos.

O terceiro passo é da natureza de todo ser humano, sendo este um ser espiritual. É a busca da evolução pessoal enquanto espírito divino. Uma vez que nos conhecemos e passamos a ser quem somos de verdade, então estamos com um campo claro do que podemos e devemos melhorar em nós mesmos.

Viver as experiências sendo nós mesmos e tendo a consciência do nosso eu, nós permite uma evolução mais significativa, tanto acertando quanto errando em determinados momentos da vida. Aprendemos mais facilmente e mais claramente. E assim evoluímos enquanto ser humano.

Estes três passos são fundamentais e devem ser dados em harmonia e simplicidade, com humildade e muita honestidade, principalmente para conosco. Não adiantará nada nos iludirmos em algum dos passos, evitando enfrentar algum defeito pessoal, pois tal ilusão será nossa própria, impedindo nosso bem estar e busca de um caminho que melhore e faça fluir novamente a nossa vida.

Pense e reflita a respeito e veja se no momento você não está precisando dar estes três passos em sua vida. Se estiver, faça agora, comece agora, não deixe para depois. Permita e faça sua vida fluir novamente. ;)


Leia mais...