22 setembro, 2006

O Velho Monge Sábio e o Jovem

Um jovem cabisbaixo foi ter com um velho monge muito sábio e respeitado que morava numa cabana próximo a uma grande floresta. Lá chegando o jovem disse ao velho monge:

- Monge, eu estou deprimido. Minha vida é uma grande farsa. Eu já tive tudo e agora não tenho nada. Só coleciono doenças, problemas emocionais, profissionais e mesmo mentais. Tenho amigos, mas parece que eles não são meus amigos de verdade. Não tenho namorada pois todas me largam na primeira semana. Sou um fracasso completo. Meu lado espiritual não existe e meu lado racional me consome, me culpa e não me ajuda em nada. Por favor, me ajude! - terminou suplicando o jovem.

- Venha comigo, vamos caminhar um pouco pela floresta. - disse o velho, caminhando em direção da floresta.

O jovem o seguiu e eles caminharam em silêncio por quase três horas. Ao final da caminhada, o monge disse:

- Volte amanhã, para caminharmos mais um pouco.

No dia seguinte o jovem veio e ambos caminharam novamente em silêncio por quase três horas. Ao final da caminhada, o velho disse:

- Volte amanhã novamente, para caminharmos mais um pouco.

E assim aconteceu por meses e meses, todos os dias o monge e o jovem caminhando em silêncio por algumas horas. O jovem, no entando, parecia não mudar em nada seu comportamento.

Até que um dia, no meio da caminhada, o jovem parou e reclamou em alto tom.

- Poxa monge, chega! Eu vim até aqui lhe pedir uma ajuda para um grande problema que venho passando. Até agora tudo o que fizemos foi sempre caminharmos por essa floresta sem dizer absolutamente nada, todos os dias, por meses e meses, sem melhorar em nada a minha situação. Eu continuo na mesma, com uma porcaria de vida! Nada disso aqui resolveu. Eu continuo sendo um fracassado, não tendo ninguém ao meu lado, duelando com meus pensamentos, meus sentimentos, sem amigos, sem nada na vida!!! Que droga!

O velho monge ficou parado escutando a tudo com atenção e calma. Logo em seguida, continou a caminhar e disse com muita serenidade:

- Você caminhou até agora apenas para poder me dizer tudo isso. Vamos continuar caminhando. Mas agora, caminhe para que não precise mais me dizer essas coisas.

Nenhum comentário: