07 abril, 2007

Mudanças Em Nossas Vidas

(baseado em estórias orientais)

Certo dia, Verviel foi ter com uma senhora muito sábia e querida na região esquecida e fria de Floresan.

- Por favor, Sábia Ione, eu preciso de uma luz para clarear meus pensamentos e iluminar a direção correta. Minha vida está um caos!
- Toda grande mudança é precedida de caos meu jovem.
- Sim, disso eu sei... mas... mas eu já estou neste caos há bastante tempo. Nada muda. As coisas são sempre iguais, eu sou sempre igual!
- As coisas sempre mudam meu filho, sempre.
- Mas como é possível? Todos os dias eu me vejo na mesma situação, todos os dias eu vejo as mesmas coisas acontecerem em minha vida. Isso não pode ser mudança.
- Você medita?
- Sim, eu medito pelo menos duas vezes por semana.
- Você procura novidades em sua vida?
- Sim, estou sempre tentando inovar em algo, fazer um curso novo, sair com amigos...
- Você reza? Seja lá qual for sua religião.
- Sim, rezo sempre e peço a ajuda de Deus.
- Você procura mudar seu cotidiano?
- Sim, sim! Tento mudar todos os dias, mas nada muda!
- Meu jovem... sua vida já está mudando sim. Só que tais mudanças mais profundas não são perceptíveis. Elas simplesmente vão acontecendo conforme nós estamos abertos à elas e agimos em sintonia com elas. Você está agindo, mas talvez não esteja totalmente aberto, pois sempre procura observar se algo mudou ou não.
- Como assim?
- É como plantar uma árvore. Você coloca a semente na terra e rega todos os dias. Ela está lá, crescendo dentro da terra antes de virar uma pequena muda, mas você não vê este crescimento dentro da terra. Imagine se você todos os dias a retirasse da terra para observar se ela está mesmo crescendo? Ela morreria.

O jovem Verviel abaixou a cabeça e ficou pensamento.

- Entendo o que quer dizer Ione...
- Não se preocupe com a mudança. Faça a mudança, faça parte dela, sem se preocupar com ela.
- Mas... mas como eu vou saber em que momento realmente estou mudando???

A senhora sábia riu e respondeu:

- Você não vai saber. Um dia sim, você perceberá que mudou, mas não saberá quando isso aconteceu.
- Como isso é possível???
- Bom... pegue esta semente no chão.

Verviel pegou uma semente dentre várias que estavam no chão, em meio as árvores.

- Coloque aqui nesta parte do chão.- disse Ione apontando para uma área de terra batida.

Verviel colocou a semente e se afastou.

- Agora pegue outra e coloque ali também.

Verviel catou outra semente e colocou ao lado da anterior.

- Isso, agora pegue outra e coloque junto delas.

Verviel ficou meio confuso, mas pegou outra semente e a colocou sobre as outras duas.

- Agora imagine se você pegar várias outras sementes deste chão, uma de cada vez e ir colocando elas ali, umas sobre as outras. Chegará um momento em que você não terá apenas uma quantidade de sementes no chão, um monte de sementes, mas sim uma montanha de sementes.
- Sim, chegará um momento em que terei uma montanha. O que significa?
- Me diga, em que momento você terá essa montanha? A partir de qual semente você deixará de ter um monte de sementes no chão para ter uma montanha de sementes?
- Eu... eu... não sei... não consigo imaginar um momento onde eu coloque uma semente e o monte se transforme numa montanha, assim como não consigo imaginar um momento onde eu retire uma única semente e a montanha deixe de ser montanha e se torne novamente um monte.
- Pois é meu jovem, mas com toda certeza quando ela estiver montanha, você saberá que é uma montanha, só não saberá quando isso aconteceu. Da mesma forma ocorre com nossas mudanças.

Verviel compreendeu e se iluminou.

Nenhum comentário: