25 agosto, 2008

Os Três Passos

O ser humano tem por diversas vezes em sua caminhada existencial na terra, momentos onde se depara com uma certa sensação de ‘estagnação’ da sua vida. As coisas parecem que não estão dando mais certo, ainda que ele se esforce para melhorar. Os sonhos sumiram, ficando no passado. A rotina social toma quase todo seu tempo, incluindo nesta rotina, seu trabalho. Obrigações, cobranças, inseguranças, conflitos... a vida parece ter entrado num caos. Ou, em alguns casos, numa monotonia sem fim e pior, sem sentindo.

Em tais momentos, somos convidados a darmos três importantes passos:


1- Descobrirmos quem somos.

2- Nos tornarmos quem somos.

3- Evoluirmos a partir de quem somos.

E então a vida começará a fluir novamente.

Primeiro devemos descobrir quem somos de verdade. Não me refiro ao ser humano de forma em geral, mas sim cada pessoa. Quem é você? Qual sua essência? Seus sonhos? O que veio fazer aqui na terra? Suas missões? Aspirações? Defeitos? Virtudes?

Enfim, se conhecer. Mesmo que não seja por completo, é preciso neste primeiro passo, você descobrir no geral quem é você.

Ao descobrir quem és, o que pensas e o que desejas a respeito de si e da sua vida, então você agora se torna quem você é realmente. Este é o segundo passo. Um passo difícil de dar, de realizar.

Estamos acostumados a agir e nos expressar muito condicionados por crenças inconscientes e pouco em conjunto e harmonia com o que realmente pensamos e sentimos.

Muitas pessoas fazem julgamentos de valores a determinados atos, mas não percebem que se comportam de modo semelhante. Se elas criticam é porque consideram tal ato errado, pensam ser errado. No entanto, quando agem de modo semelhante, estão indo contra aquilo que pensam e acreditam, ou seja, estão sendo alguém diferente do que são em seu interior.

Outras simplesmente não conseguem expressar determinado sentimento por outra pessoa, e acabam agindo de modo inverso. Amam alguém, mas são ríspidos com este alguém. Ou seja, novamente são de uma forma, sentem algo, mas agem de modo diferente.

Isso gera um conflito externo e interno na vida das pessoas. Por isso é importante sermos quem somos, de fato. Ou seja, nos comportarmos e agirmos conforme o que acreditamos, o que achamos, o que sentimentos e pensamos.

O terceiro passo é da natureza de todo ser humano, sendo este um ser espiritual. É a busca da evolução pessoal enquanto espírito divino. Uma vez que nos conhecemos e passamos a ser quem somos de verdade, então estamos com um campo claro do que podemos e devemos melhorar em nós mesmos.

Viver as experiências sendo nós mesmos e tendo a consciência do nosso eu, nós permite uma evolução mais significativa, tanto acertando quanto errando em determinados momentos da vida. Aprendemos mais facilmente e mais claramente. E assim evoluímos enquanto ser humano.

Estes três passos são fundamentais e devem ser dados em harmonia e simplicidade, com humildade e muita honestidade, principalmente para conosco. Não adiantará nada nos iludirmos em algum dos passos, evitando enfrentar algum defeito pessoal, pois tal ilusão será nossa própria, impedindo nosso bem estar e busca de um caminho que melhore e faça fluir novamente a nossa vida.

Pense e reflita a respeito e veja se no momento você não está precisando dar estes três passos em sua vida. Se estiver, faça agora, comece agora, não deixe para depois. Permita e faça sua vida fluir novamente. ;)

Nenhum comentário: