05 outubro, 2008

Calma

Tenhas calma, seja uma pessoa calma.

A Calma tem uma importância na vida que poucas pessoas percebem. Hoje em dia tem sido muito comum a busca pelo entendimento das chamadas Leis do Universo, tais como a Lei da Atração, a Lei do Retorno, a Lei do Amor, dentre outras tantas. Livros e mais livros, palestras, cursos, a busca pelo conhecimento e pela evolução do ser humano parece estar super viva em nossa sociedade.

Tudo isso tem um lado muito bom. Todos querem paz, querem amor, querem tolerância religiosa, querem respeito, querem pessoas mais éticas e honestas.

Contudo, não costumo assistir nestas palestras, nos cursos, tampouco ler nos livros ou ouvir nas ruas as pessoas pedindo por Calma. Não parece ser uma das virtudes, ou um dos atributos que se dê tanta importância nesta evolução do ser humano.

Porém, me arrisco a dizer que é um dos primeiros passos que devem ser dados por todos.

Uma pessoa calma consegue atingir seus objetivos com maior naturalidade e sem tanto desgaste. Consegue desfrutar mais do caminho e não apenas da chegada. Consegue evoluir de modo mais espontâneo, fluindo com a vida. Uma pessoa calma consegue aprender mais, está mais atenta ao que acontece ao seu redor, consegue pensar melhor e possui maior auto-controle. Consegue ser mais facilmente quem se propõe ser.

É como se tornasse tudo mais fácil em sua evolução e caminhada espiritual e terrena.

Já dizia Jesus, "Bem aventurados os Calmos, pois a terra será deles".

A terra será deles. Dos calmos.

Outras religiões também pregam a Calma como fator fundamental. Aliás, muitas delas, como o zen-budismo, nem mesmo focam a Calma em sua teoria, por já considerá-la fundamental no próprio comportamento.

Este é o ponto: comportamento calmo, ser uma pessoa calma.

Isso é diferente de simplesmente relaxar em alguns momentos. De fazer uma meditação, escutar uma música new age, clássica, ou fazer uma Yoga, ir na praia, cachoeira, com o intuito de se acalmar e relaxar.

Tais atos são ótimos, mas a calma não deve ser buscada e visada como um 'remédio' que você precisa 1 comprimido por dia. Não, pois a calma é um estado de ser. Você não tem que buscar estar calmo apenas, mas sim SER uma pessoa calma.

Há uma crença de que ser calmo diz respeito a personalidade de nascença, e que alguém que sempre foi agitado não conseguirá se tornar uma pessoa realmente calma, apenas ter momentos de relaxamento. Isso não é verdade. Eu mesmo sou prova disso. Quando criança eu era uma pessoa super agitada, nervosa, um moleque bem hiperativo. Na adolescencia e início da juventude, me tornei uma pessoa realmente calma. E assim fiquei por anos. Hoje em dia não sou mais tão calmo e nem tão agitado como era quando criança. Estou em um meio termo, tendendo mais para o agitado. Mas quero mudar isso, e estou aos poucos retornando ao estado de calmo, me tornando uma pessoa calma de verdade.

E para isso valem sim aqueles atos todos que citei acima, desde que não sejam buscados como 'remédios', mas sim como consequência de um novo padrão de vida e pensamento. Eles deverão ser causa e efeito de uma mudança maior. Você deverá estar disposto a mudar. Deverá querer realmente ser uma pessoa calma. E então começar a agir como tal.

Esta mudança pode ser demorada ou não, depende de você. Eu me tornei uma pessoa calma em menos de 1 ano apenas, depois de mais de 10 anos agitado. E voltei a ser mais agitado em uma mudança que durou uns 5 ou 6 anos.

E tendo vivido nos dois estados de ser, eu posso assegurar que ser calmo é uma maravilha. Tudo é mais fácil, mais simples. Amar a si mesmo é mais óbvio. Amar ao próximo também. A lei da atração é melhor aproveitada, melhor compreendida. Você consegue ser aquilo que deseja ser e com isso seus conflitos internos de "eu penso isso, mas faço aquilo" diminuem bastante. As noites de sono são maravilhosas, você se torna mais resistente à doenças e variações do humor. Rende mais em seu trabalho e nos estudos. Se torna mais carismático e confiante.

Enfim, é o passo mais importante que você pode dar na sua caminhada evolutiva.

E se engana quem considera que ser calmo é ser lerdo, lento, desatento, etc. Ser calmo não é nada disso. É apenas você ter maior controle sobre si mesmo, ter a capacidade de ser líder de si mesmo, sentir maior alegria e estar com a sua mente mais tranquila e pronta para qualquer situação da vida, seja ela boa ou ruim.

Até mesmo para agir de modo intenso e brusco, quando necessário, uma pessoa calma tem mais capacidade, pois sua calma lhe permite avaliar rapidamente e com maior precisão quando uma situação lhe pede uma ação imediata e firme e quando a situação pode ser resolvida de uma forma mais serena e tranqüila.

Sua paciência e tolerância também aumentam. Você consegue ter maior sucesso em suas conquistas de curto, medio e principalmente de longo prazo. Agride menos as pessoas e age menos de forma impensada sem com isso diminuir seus atos instintivos e intuitivos, quando estes forem necessários em dado momento.

Ah, e você não se torna uma pessoa 'certinha e perfeitinha' com tudo padronizado, calculado, etc, como alguns podem precipitadamente interpretar, pois isso em nada tem a ver com a calma. Mas até para se tornar alguém assim, ou para deixar de ser alguém assim, se você for uma pessoa calma, então terás maior êxito na realização de sua escolha.

Olha, vale a pena ser calmo. Tente. Realmente tente e você conseguirá. Basta querer de verdade e começar a construir dentro de você a sua imagem sendo uma pessoa calma. E em cada situação, imagine como você agiria se fosse uma pessoa calma e segura, e comece a agir desta forma. Aos poucos isso se tornará um hábito e um novo padrão de pensamento e comportamento começará a se formar. Você então perceberá que em algumas situações, naturalmente já estará agindo de modo calmo, seguro, sereno e mais feliz. Estará finalmente se tornando uma pessoa calma.

Paz, Amor e Calma para todos! ;)

21 comentários:

Marilac disse...

Sábias palavras!
Eu estou na busca por esta serenidade.É um aprendizado diário,tem que ter persistencia pois o mundo está ai cada vez mais agitado.Acredito que 2 palavras são essenciais nesse processo: paciência e tolerância!
O Silencio na hora certa também evita muitos atritos que desgastam e nos tiram a paz tão necesária para agir com calma.

bjs
Marilac

Angela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ψ Aline Pepato disse...

Palavras de grande sabedoria Peter!
Parabéns!
Bjus de luz!

muriloha disse...

Nós nos esquecemos de como esperar. Esse é um espaço quase abandonado. No entanto, ser capaz de esperar pelo momento certo é o nosso maior tesouro.

A existência inteira espera pelo momento certo. Até as árvores sabem disso – qual é o momento de florescer, e o de deixar que as folhas caiam, e de se erguerem nuas ao céu.

Também nessa nudez elas são belas, esperando pela nova folhagem com grande confiança de que as folhas velhas tenham caído, e de que as novas logo estarão chegando. E as folhas novas começarão a crescer.

Nós nos esquecemos de como é esperar: queremos tudo com pressa. Trata-se de uma grande perda para a humanidade...

Em silêncio e à espera, alguma coisa dentro de você vai crescendo – o seu autêntico ser. Um dia ele salta e se transforma numa labareda, e a sua personalidade inteira é estilhaçada: você é um novo homem. E esse novo homem sabe o que é uma cerimônia, esse novo homem conhece os sumos eternos da vida.

Osho, em "Zen: The Diamond Thunderbolt"

Anônimo disse...

Peter,
Palabvras ótimas, estou realmente precisando de mais calma e estou sentindo os impactos de ser uma pessoa extressada.
Vou tentar seguir os seus conselhos, pois já fui calmo também e sei muito bem como as coisas ficam bem mais fáceis qualndo se está calmo e relaxado.

m grande abraço

Roberto disse...

Gusmão
Peter, muito obrigado,sei que será uma longa estrada.

bm disse...

Na minha opiniao cada individuo nasceu com certas caracteristicas... E muito comum muitos de nos tentar mos mudar certas caracteristicas do nosso ser mas essa tarefa acaba por ser em vao porque nos nunca conseguimos na realidade mudar o que somos ... cada um tem a sua essencia , alguem calmo por natureza nunca pode ser nervoso porque ja nasceu com essa caracteristica como alguem nervoso nunca conseguira ser calmo , pode ate tentar mas nunca sera calmo como alguem que ja nasceu calmo.. a verdadeira essencia de cada um o EU de cada um para mim e imutavel...abraço

Unknown disse...

Também concordo e estou meeditando mais e não é um exercício tão fácil, mas que notei que vem ajudando muito no meu dia a dia.Luzenilda.

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Excelente.

Parabéns.

Dressa disse...

Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.

Fica na Paz de Deus

Tati disse...

Olá, boa noite para vcs!

Sou Tatiana, tenho 24 e a única coisa que preciso na minha vida nesse minha vida nesse momento é CALMA!
estou acabando com td que conquistei e o que conquistarei por se uma pessoa tão nervosa, grossa e estupida com todos ao meu redor.

Adorei seu texto, acho que são o que eu preciso ter nesse momento, palavras boas para torná-las em atitudes melhores.

Obrigada, espero e quero mudar. PRECISO.

Unknown disse...

show de bola esse blog. nos ajuda muito!

Unknown disse...

vc mim fez pensa em minha vida e em tudo que eu passo, se deus quizer vou ser diferente em breve, com uma nova pessonalidade

Unknown disse...

Excelente o texto.
Obrigado por compartilhar conosco.

marlenem disse...

Adorei o texto, preciso ser mais calma, tudo fica melhor ,vivemos com mais harmonia.

Anônimo disse...

Obrigada pela dica vou tentar esse metodo, porque não quero perder o meu noivo.

Anônimo disse...

Já fui muito agitado hoje aos 47anos, estou mais tranquilo independente do resultado financeiro, mas estou amando mais as pessoas que me amam, quando vc se torma mais calmo vc enxerga o descontrole do proximo., parabéns a todos que aqui estão que Oxala (Deus) protenjam a todos.

Unknown disse...

Gostei muito de ler esse texto...sou uma pessoa muito ansiosa e sinto na pele o quanto a calma me faz falta no dia-a-dia. Pretendo rele-lo com frequencia para tentar, com mais afinco, ser uma pessoa mais calma e trazer mais paz para minha vida. Obrigada pelas palavras sábias que compartilhou.

Anônimo disse...

Adorei essa calma nas palavras..
obrigado

Anônimo disse...

Adorei. Me ajudou bastante. Seguirei o conselho do último parágrafo e vamos ver no que dá!

Anônimo disse...

Obrigada pelo texto. Espero que veja esses comentários de agradecimento, pois você merece saber que a sua criação foi reconhecida e que ajudou várias pessoas. Me pergunto se, querendo ser calma, não estou deixando de ser eu mesma(uma pessoa agitada). Será que isso não vai contra a minha personalidade, não estaria eu remando contra a maré? ou será que ser calma é um direito meu? não quero ser quem eu não sou, por isso fico nesta dúvida imensa, se devo ou não tentar ser calma, se estou ou não me enganando, fazendo esforço p. ser quem nao sou...