20 agosto, 2015

A profundidade dos nossos relacionamentos

A profundidade do seu interesse numa outra pessoa (e o dela em você) determina o tipo de relacionamento que vocês terão. Se forem interesses rasos, apenas na superfície, então a relação terá raízes curtas, sendo facilmente interferida por situações menores, durando pouco, ou se mantendo em meio a muito estresse e conflitos. Se forem interesses mais profundos, então ela terá raízes mais fortes, será mais verdadeira e criará melhores laços entre os dois. Interesse pelo superficial da outra pessoa seria mais ou menos se interessar acima de tudo pelo corpo da pessoa, por pensamentos rasos dela em conversas triviais do dia a dia. Já o interesse mais profundo envolve querer conhecer seus ideais, seu comportamento no dia a dia, seus sonhos, sua alma... ou seja, conhecê-la de modo mais profundo, ir além da sua ‘casca’. Hoje em dia isso raramente acontece porque estamos nos acostumando a querer conhecer tudo de forma superficial, não nos envolvendo de verdade com nada e nem ninguém. Não há entrega. E quando há, quase nunca é visando a alegria do outro, mas apenas a si próprio em benefícios futuros.

Não damos a chance de conhecer a outra pessoa de modo mais profundo, conhecendo suas virtudes e também seus defeitos. Até mesmo na moda dos relacionamentos pela Internet e aplicativos de celular, as pessoas estão se interessando mais por fotos do que pelas outras pessoas. Se não for uma foto perfeita (com filtro, de preferência), não serve e já é descartada. Nem mesmo dá a chance de conhecer a pessoa. É como descartar um possível livro maravilhoso sem ler nada dele, apenas porque a capa não é perfeita. Claro que sentir tesão físico é importante, mas muitas vezes sentimos esse tesão ao conhecer melhor alguém. Então, aquela pessoa que antes nem chamava tanto assim a nossa atenção passa a nos mexer por dentro, de verdade, de forma profunda. No entanto, estamos nos acostumando a classificar as pessoas como ‘mais’ ou ‘menos’ interessantes apenas pelo interesse superficial nela. Fotos lindas. Frases de efeitos que concordamos, e assim por diante.


Não há nada errado em ter conversas triviais e ter fotos lindas. Claro que não! Conversas assim, cheias de risos, dão leveza ao relacionamento, por exemplo. E também não tem nada de errado se alguém continuar querendo pessoas que lhe supram apenas esse seu interesse mais superficial. Cada um segue seus desejos. Não existe certo e errado, mas sim escolhas feitas e suas consequências. No entanto, não culpe o universo ou as outras pessoas quando seus relacionamentos não derem certo. Pois eles começam exatamente no grau de profundidade do seu interesse numa outra pessoa e no quanto que você se permite conhece-la de verdade. Se for raso, repito, a relação será rasa. Se for profundo, terá a chance de ser profundo. E quanto mais você conhecer e gostar, mais você se entregará. E quanto mais se entregar, mais você mudará. E mudar é bom! A vida é uma constante mudança. Se você passou por um relacionamento sem mudar nada em você, então provavelmente foi um relacionamento superficial. Os verdadeiros e profundos causam mudanças na gente uma vez que acabam fazendo parte da nossa vida de modo significativo. Se permita mudar. Se permita conhecer o outro, incluindo seus defeitos, pois ninguém é perfeito (nem você!). Permita que o outro te conheça. Se permita ter relacionamentos profundos e verdadeiros, que tenham a leveza das conversas triviais sim, o tesão físico sim, mas também o tesão mental (aquele de bons papos e que te mudam com o tempo) e as raízes fortes de se conhecerem de verdade. Vale a pena! ;)

Nenhum comentário: