26 dezembro, 2015

A Vivência de Deus


O significado de Deus é algo que está além da lógica e da razão. Passa pela vivência. Uma vivência que está no dia a dia, nas interações com pessoas, natureza e situações, nos sentimentos, nas relações e nos pensamentos. Existe algo na existência que foge à lógica. A lógica não consegue alcançá-la e tampouco significá-la. Algo que é sentido, ainda que não explicado. Algo superior.

No fundo, não cabe explicação, apenas a sua vivência. Pode-se imaginar que é preciso crer. Mas, não se trata de crer apenas, e sim de vivenciar Deus. Como disse Teilhard de Chardin, “A partir do momento que deixo de vivenciar Deus, passo a crer Nele; E toda crença é um objeto sujeito à perda.”



Se você deixa de vivenciar, você traz o significado de Deus para o nível mental apenas. É quando você pensa se acredita ou não. E o significado de Deus não se trata disso. De acreditar ou não. Mas sim de vivenciar.

Agora, é claro que você pode e deve refletir a respeito no nível mental também. A melhor vivência é aquela que já caminhou antes pela esfera mental. Não se trata de ter uma fé cega, mas reflexiva onde mente e espírito estão juntos. Por isso é importante ter refletido sim a respeito. Somos um ser integral. Não somos apenas um corpo ou uma mente ou um espírito. Somos tudo isso juntos aqui na terra. E, entre elas, seu Eu verdadeiro se encontra no Espírito, superior aos demais. Você consegue ter reflexões sobre seu corpo. Consegue ter meta-reflexões sobre sua mente e seus pensamentos. Sempre de alguma forma de colocando à parte do objeto alvo da reflexão. Mas não consegue ter sobre seu espírito no nível do próprio espírito, pois você É seu Espírito. Você consegue pensar sobre seu espírito, mas são pensamentos vindos da esfera mental e não do espírito, pois deste o que existe é a vivência. Quando consegue chegar a ter, não é mais “sobre”, e sim “com”, se tornando Um.

Por isso, não há problema algum em dizer que crê em Deus como forma de comunicação. “Eu acredito em Deus”. Mas, como forma de existência, ao invés de apenas crer, procure vivenciar Deus. Isso significa dar liberdade de expressão à essência do seu espírito divino, se tornando uma pessoa mais amorosa com os demais, com mais compaixão, desejo de ajudar, respeitando o próximo, gostando de si e dos outros, perdoando a si e aos outros, compartilhando alegrias e mais um monte de situações que já foram muito bem explicadas por Jesus. Os ensinamentos de Jesus passam por isso. Pela vivência de Deus na terra em cada um de nós.

Nenhum comentário: